terça-feira, 29 de agosto de 2017

História Infantil: Tendências Pedagógicas

Já pensou em ensinar algum conteúdo de uma forma diferenciada?

Nós do Blog Didática em Prática ficamos encarregados de apresentar uma História Infantil sobre as Tendências Pedagógicas. Criamos uma história que contemplasse as pedagogias tradicional, nova, tecnicista e de uma forma mais geral, a tendência Progressista.

Confere o vídeo da nossa apresentação e aproveite para criar também!!



sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Apresentação Pâmela

Sou Pâmela Dauzcuk de Souza, tenho 24 anos e estou no segundo ano de Ciências Biológicas na UNIFEI.  Escolhi a licenciatura  pois gosto muito da área da Educação e acredito que através dela mudanças relevantes  acontecerão.
Em paralelo à faculdade trabalho como cantora, toco em bares e eventos aos finais de semana e também sou atriz  na Cia Teatral D'Efeito. Desde muito nova gosto das áreas artísticas! Como características pessoais posso dizer que sou uma pessoa tranquila, criativa e de fácil convívio.

Resumo de aula (21/08/17 e 24/08/17) – Tendências Pedagógicas

Nos dias 21 e 24 de agosto os grupos formados pelos alunos que cursam a disciplina Didática apresentaram o trabalho proposto na última aula, que consistia em apresentar o tema "Tendências Pedagógicas" com procedimentos variados. Esses procedimentos foram propostos pela professora e a escolha foi por meio de um sorteio.

O primeiro grupo a apresentar foi o Blog 14 e o procedimento utilizado foi MÚSICA. Fizeram uma música autoral chamada "Naquela escola", com uma melodia forte e que retratou bem as tendências. 

Foto 1 - Apresentação do grupo do Blog 14.
Fonte: Própria autora.

Já o segundo grupo, Blog 1, apresentou HISTÓRIA EM QUADRINHOS de cada tendência.

Foto 2 - Apresentação do grupo do Blog 1.
Fonte: Própria autora.

O grupo do Blog 2, fazendo um jogral, apresentou um POEMA autoral chamado "Tendências".

Foto 3 - Apresentação do grupo do Blog 2.
Fonte: Própria autora.

Continuando na mesma linha, o grupo do Blog 3 apresentou um CORDEL com o texto e ilustrações de autoria dos próprios integrantes do grupo.

Foto 4 - Cordel elaborado pelos integrantes do Blog 3.
Fonte: Própria autora.

A turma do Blog 4 apresentou um ESQUEMA EXPLICATIVO utilizando o software Prezi.

Foto 5 - Apresentação do grupo do Blog 4.
Fonte: Própria autora.

Pensado como um material de fixação do conteúdo aprendido, o grupo do Blog 5 criou um JOGO DE TABULEIRO sobre o tema.

Foto 6 - Apresentação do jogo do grupo do Blog 5.
Fonte: Própria autora.

Finalizando o dia 21, o grupo do Blog 6 apresentou um MAPA. Utilizaram o mapa da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e relacionaram alguns edifícios com às tendências pedagógicas.

Foto 7 - Apresentação do grupo do Blog 6.
Fonte: Própria autora.


Continuando as apresentações, no dia 24 o grupo do Blog 7, por meio de DRAMATIZAÇÃO, representou bem as características de cada tendência pedagógica.

Por fim, chegou a nossa hora. Nós do Blog 8 ficamos responsáveis por utilizar o procedimento HISTÓRIA INFANTIL e para isso apresentamos um teatro de fantoches. Logo mais postaremos o vídeo ;)

Foto 8 - Apresentação do grupo do Blog 8.
Fonte: Própria autora.

O grupo do Blog 9 recebeu a difícil tarefa de apresentar IMAGEM, encararam o desafio e formularam um Quiz de imagens utilizando o site Socrative

Foto 9 - Apresentação do grupo do Blog 9.
Fonte: Própria autora.

Depois de várias histórias, fomos ainda mais surpreendidos por uma HISTÓRIA ÉPICA apresentada pelo grupo do Blog 10.

Foto 10 - Apresentação do grupo do Blog 10.
Fonte: Própria autora.

Já o grupo o Blog 11, com o procedimento METÁFORA, relacionou os tipos de governos com as correntes pedagógicas. 

Foto 11 - Apresentação do grupo do Blog 11.
Fonte: Própria autora.

De repente, alunos se tornaram vendedores de pílulas. Isso mesmo, contemplados por fazerem BULA, o grupo do Blog 12 apresentou a empresa "Fármacos Didática" que produziu quatro novos produtos, pílulas das tendências pedagógicas. 

Foto 12 - Apresentação do grupo do Blog 12.
Fonte: Própria autora.

Finalizando a noite, o grupo do Blog 13 apresentou um JOGO DIGITAL sobre as tendências. Eles utilizaram o PowerPoint, o que surpreendeu a todos que nem imaginavam que isso era possível. 

Foto 13 - Apresentação do grupo do Blog 13.
Fonte: Própria autora.

Por conta do tempo, o último grupo, Blog 15, ficou de apresentar na próxima aula. Depois de tudo que já foi apresentado, qual será o procedimento utilizado por esse grupo? Logo, logo saberemos!

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Resumo de aula (17/08/17) – Tendências Pedagógicas



Tendências pedagógicas são correntes de pensamento que subsidiam a atuação do professor em sala de aula. Dependendo do referencial teórico, há diversos conceitos de sujeito, sociedade, cultura, educação, entre outros, e como a educação escolar é sempre uma ação intencional, os diferentes posicionamentos pessoais implicam diferentes fazeres pedagógicos, haja vista os objetivos que se pretende alcançar. O conjunto de abordagens e estudos que encaram a educação sob uma mesma linha de pensamento constitui uma tendência ou corrente pedagógica.
As tendências pedagógicas podem ser dividas da seguinte maneira:

  •  Tendências Idealista-Liberal: omitem a relação entre a ciência e a cultura e os interesses de classe; visa “neutralizar” a educação, independente dos conflitos sociais, a enxergando como um meio de construir, por si só, uma sociedade igualitária e democrática.

o   Pedagogia Tradicional: a escola é o ambiente de preparação para a vida, onde se recebe educação intelectual e preparo moral; os conteúdos são aqueles acumulados pelas gerações anteriores e processo de ensino é mecanizado; o professor é o detentor e transmissor de conhecimentos e o aluno os recebe e memoriza para utilizar na sua vida intelectual e moral.
o   Pedagogia Nova: a escola deve ser um ambiente que imita a vida; o verdadeiro conteúdo é aprender a aprender, já que as informações estão facilmente disponíveis em diversos meios; o professor é um colaborador que ajuda o aluno a aprender e o aluno aprende fazendo.
o   Pedagogia Tecnicista: a escola é um ambiente de preparação para o mercado de trabalho; os conteúdos são fornecidos de forma objetiva e rápida visando sua boa utilização no trabalho; o professor é visto como um técnico e o aluno como um elemento adaptável em formação.


  •  Tendências Realista-Progressista: objetivam a conscientização do povo a respeito dos conflitos sociais, de forma a erradicar a divisão de classes socioeconômicas; visa demonstrar que a educação não é neutra, estando sempre a serviço de uma classe, e colaborar com transformações sociais.

o   Pedagogia Libertária: a escola é uma comunidade gerida por seus participantes de forma horizontal, sem hierarquia; preocupa-se com a forma que os conteúdos são apreendidos; o professor não é autoritário e propõe-se a abolição dos sistemas punitivos de alunos (notas, provas, frequência, entre outros).
o   Pedagogia Libertadora: o ambiente destinado à educação não é necessariamente a escola, podendo ocorrer em outras instituições da sociedade; os conteúdos estão relacionados às práticas cotidianas da vida em sociedade; o professor é tratado de forma horizontal ao aluno, que, por sua vez, é estimulado a problematizar suas vivências. Paulo Freire é o principal autor dessa corrente pedagógica, cujo objetivo é a transformação da prática social das classes populares.
o   Pedagogia Crítico-Social: a escola pública é valorizada pelo contado das massas populares com a ciência e deve ser um ambiente de conscientização política do cidadão, mas não o único existente na sociedade; os conteúdos culturais e científicos são vistos como produções coletivas utilizadas de forma monopolizada por uma minoria historicamente privilegiada como fator de dominação da maioria; os métodos devem estar subordinados aos conteúdos e favorecer o diálogo e a formação de sujeitos críticos.

Apresentação Flávia

Muito prazer, sou Flávia Maria Gomes Martins, graduanda em Ciências Biológicas Licenciatura. Como já falei, eu cai de paraquedas nesse curso e nessa instituição. Nunca me imaginei aqui, a não ser quando houve o boato de que teria curso de medicina na UNIFEI. Foi aí que pensei estudar aqui. Fiz o ENEM por fazer em 2014 quando eu Ainda concluía minha faculdade de Cienciaa Contábeis, pela qual eu trabalhava na área, já havia passado na prova do CRC é assim que eu formasse eu estaria apta a ser de fato contadora e acreditava que o salário viria como uma pessoa com diploma na mão. Só que não, né?! Quando me deparei com a realidade vi que as coisas não funcionavam conforme eu idealizei.. contador é muito menosprezado é visto como DESPESA pelos empUresários e não como uma pessoa capacitada para salvar sua empresa. Enfim.. tirei 960 na redação do ENEM, mais de 600 em todas as outras matérias e sonhei entrar em algum curso na UNIFEI que me abrisse portas para transferência para Medicina, CASO O CURSO CHEGASSE ATÉ MIM, kkk. Cá estou, aprendendo muito com o curso, com os amigos que estou fazendo, com os professores doutores e acredito de fato que conhecimento não ocupa espaço, por isso, estou aqui Ainda!!! Estou no terceiro ano e vamos seguindo, conforme manda o figurino!!! Obrigada UNIFEI, obrigada professores e colegas de estudo...🙏🏻

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Apresentação Bruna




  Meu nome é Bruna da Rosa Santos, estou no quarto período da graduação em Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Minha paixão, tanto pela docência como pela matemática, teve início entre a infância e a adolescência quando pela facilidade com a disciplina comecei a ajudar os colegas e percebi o quanto isso era prazeroso. Antes mesmo de entrar na faculdade, fiz Técnico em Edificações por ser outra área de interesse. Lá tive a experiência como monitora por um ano, o que influenciou muito depois na minha escolha à docência. Levo uma vida artística em paralelo com a vida acadêmica, participo de grupos de dança sendo alguns também teatrais. Gosto muito de pedalar, estar em contato com a natureza e descobrir novos lugares com paisagens incríveis.  Essa sou eu!

domingo, 13 de agosto de 2017

Apresentação Leonardo

Leonardo Silva de Oliveira Pires
 
      Sou Leonardo, estou no último ano da graduação em Engenharia Civil na UNIFEI e pretendo seguir para a área acadêmica, ou seja, me tornar professor no ensino superior. Desde o ano passado tenho cursado algumas das disciplinas dos cursos de licenciatura com o intuito de desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para atuar como professor e, assim, meu interesse pela educação só tem aumentado. Sou amante de música e de vez em quando toco violão e teclado, gosto de fazer alguns artesanatos como mandalas, adoro lugares com verde, cuido de algumas plantas e de duas cachorras que eu amo.

Apresentação Guga



Luís Fernando Cabrera Cunha

      Luís Fernando, mais conhecido como Guga, atualmente estou no último ano do curso de Engenharia Elétrica. Além disso, comecei a fazer o mestrado em Ciências e Tecnologias da Computação, fora a formação e experiência técnica em eletrônica e gestão. Desse modo, busco profissionalizar-me cada vez mais enquanto realizando diversos trabalhos, sejam eles remunerados ou voluntários. Realizei recentemente um intercâmbio na Espanha, frequentando aulas de mestrado em desenvolvimento de aplicativos (android, windows phone e IOs). Por fim, possuo como meta profissional, pretende-se lecionar no ensino superior, por essa razão, além de mestrado, estou cursando as matérias de didática e oratória.

Resumo de aula (07/08/17 e 10/08/17) - Conceitos da Didática

      Nos dias 07 e 10 de agosto a aula foi expositiva com o objetivo de que os alunos dessa disciplina se tornem aptos a conceituar termos importantes e básicos na didática. Nela foram apresentados as definições de ensino, educação e aprendizagem por meio de oratória da professora e com o auxílio de slides. Para avaliar o desempenho da aula, a pessoa que ministrava a aula observou as respostas que os alunos davam às suas perguntas, assim como as participações e comportamentos.      Além disso, no decorrer das aulas foram citadas pessoas importante da filosofia e sociologia. Entre eles estão Paulo Freire, Durkheim, Vygotsky, Karl Max, Rousseau e Boaventura dos Santos. Essas pessoas são muito importantes na área de didática e devem ser estudadas por quem quer se aprofundar na área.         Entre os conceitos mencionados antes, estão:
  • Educar: transmitir cultura.
  • Ensino: transmitir conhecimento (gravar dentro).
  • Aprendizagem: processo de construção (aquisição e assimilação).
  • Didática: é uma disciplina técnica da pedagogia.
      Sendo assim, a didática é um processo informativo que promove o ensino. Já o ensino, é composto por duas vertentes: o procedimento e os sujeitos. Além disso, com ele, desenvolve-se a aprendizagem. Essa, por sua vez, é dividida em 3 frentes (Psicomotoras, que são as habilidades ou automatismos que promovem a economia de tempo e a facilidade em outras aprendizagens; Afetiva/Apreciativas que são as atitudes; Cognitivas que são as competências, sejam elas raciocínio ou cognitivo). Como características, a aprendizagem é interna, individual, gradativa e intransferível.        Finalizando a aula, foi pedido para os alunos fazerem a leitura dos textos Didática e Pedagogia, Trajetória Histórica Da Didática e Tendências Pedagógicas. E para a próxima aula, será realizado uma dinâmica referente aos textos lidos em casa.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Mapa de aula

Aula

Objetivo

Conteúdo

Procedimentos de ensino

Procedimentos de avaliação

Recursos

Didática-conceitos (07/08/2017) Conceituar a didática na pedagogia Conceitos de educação, ensino e aprendizagem Aula expositiva Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição Slides
Didática-conceitos (10/08/2017) Conceituar o termo didática e identificar a importância na formação do professor  Tipos de aprendizagem, valores e ideologia Aula expositiva Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição Lousa e pincel
Didática-Correntes Pedagógicas (17/08/2017) Conceituar as diferentes correntes pedagógicas Correntes pedagógicas Aula expositiva e Trabalho em grupo Participação dos alunos durante a exposição e observação durante o trabalho em grupo Diálogo e Discussão entre alunos dos grupos
Didática-Correntes Pedagógicas (21/08/2017) Conhecer diferentes recursos para se trabalhar o mesmo tema Correntes pedagógicas Apresentação de trabalho em grupo Observação dos seguintes critérios: capacidade de garantir os conceitos principais, criatividade na construção do material e adequação do recurso com o conteúdo. Violão, slide, prezi, jogo e mapa.
Didática-Correntes Pedagógicas (24/08/2017) Conhecer diferentes recursos para se trabalhar o mesmo tema Correntes pedagógicas Apresentação de trabalho em grupo Observação dos seguintes critérios: capacidade de garantir os conceitos principais, criatividade na construção do material e adequação do recurso com o conteúdo. Teatro, fantoches, questionário online, narrativa, slide e jogo digital.
Exercício Avaliativo (31/08/2017) Elaborar um plano de aula Plano de aula Atividade em dupla Análise e correção da atividade entregue Lousa e pincel
Ensinar-Aprender (aula à distância referente aos dias 04/09 e 11/09) Compreender o texto "Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações" Práticas pedagógicas de ensinar-aprender Estudo Dirigido Análise e correção do estudo dirigido entregue Texto
Ensinar-Aprender / Estudo dirigido (14/09/2017) Compreender o texto "Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações" Práticas pedagógicas de ensinar-aprender Aula dialogada Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição Texto
Estudo Dirigido (18/09/2017) Avaliar um estudo dirigido Conceito e aplicação de um estudo dirigido Atividade em dupla Observação durante o trabalho, análise e correção da atividade entregue -
Aula-expositiva (21/09/2017) Compreender as vantagens e desvantagens do método aula-expositiva Conceito,vantagens, desvantagens e contribuições da aula expositiva Simulação de um julgamento Participação e comportamento durante a dinâmica -
Aula-expositiva (25/09/2017) Elaborar um plano de aula-expositiva Elaboração de um plano de aula-expositiva Atividade em dupla Observação durante o trabalho -
Aula-expositiva (29/09/2017) Conduzir uma aula expositiva Aula-expositiva Aula-expositiva desenvolvida pelos alunos Análise das apresentações e participação dos alunos Quado, pincel e slide
Procedimentos de Avaliação (aula à distância referente aos dias 02/10/2017) Compreender o texto "Concepções sobre a avaliação escolar" Avaliação escolar Leitura e elaboração de resumo Análise e correção do resumo postado no blog Texto
Procedimentos de Avaliação (05/10/2017) Compreender o texto "Concepções sobre a avaliação escolar" Avaliação escolar Aula dialogada Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição Texto
Procedimentos de Avaliação (09/10/2017) Compreender o texto "Concepções sobre a avaliação escolar" Avaliação escolar Pergunta e resposta Análise das perguntas e respostas elaboradas pelos alunos sobre o texto Texto e folha de almaço
Procedimentos de Avaliação (16/10/2017) Compreender, separar, identificar os três tipos de avaliação estudados Avaliação diagnóstica, formativa e somativa Pesquisa, preenchimento de uma quadro e socialização dos resultados Participação dos alunos e análise da atividade entregue Quadro para preencher
Procedimentos de Avaliação (19/10/2017) Compreender o conceito sobre autoavaliação e saber se autoavaliar Autoavaliação Aula expositiva dialogada Participação dos alunos e análise da autoavaliação entregue -
Pedagogia da Autonomia (23/10/2017) Compreender o primeiro capítulo do livro Pedagogia da autonomia de Paulo Freire Saberes docente Aula expositiva dialogada Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição Lousa e pincel
Pedagogia da Autonomia (26/10/2017) Compreender o primeiro capítulo do livro Pedagogia da autonomia de Paulo Freire Saberes docente Aula expositiva dialogada Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição -
Pedagogia da Autonomia (30/11/2017) Compreender o segundo capítulo do livro Pedagogia da autonomia de Paulo Freire Saberes docente Aula expositiva dialogada Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição -
Pedagogia da Autonomia (09/11/2017) Compreender o terceiro capítulo do livro Pedagogia da autonomia de Paulo Freire Saberes docente Aula expositiva dialogada Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição -
Categorias Freirianas (13/11/2017) Relacionar as categorias freirianas com algumas temáticas citadas pela professora Relação entre as categorias freirianas com as seguintes temáticas: interdisciplinaridade, educação dos direitos humanos, mediações pedagógicas, relações pedagógicas e indisciplina Atividade em grupo Observações da realização do trabalho em grupo Notebooks
Categorias Freirianas (20/11/2017) Discutir a relação das categorias freirianas com algumas temáticas Relação entre as categorias freirianas com as seguintes temáticas: interdisciplinaridade, educação dos direitos humanos, mediações pedagógicas, relações pedagógicas e indisciplina Grupo de Verbalização e Grupo de Observação- GVGO Participação e comportamentos dos alunos durante a atividade Carteiras e cadeiras