domingo, 13 de agosto de 2017

Resumo de aula (07/08/17 e 10/08/17) - Conceitos da Didática

      Nos dias 07 e 10 de agosto a aula foi expositiva com o objetivo de que os alunos dessa disciplina se tornem aptos a conceituar termos importantes e básicos na didática. Nela foram apresentados as definições de ensino, educação e aprendizagem por meio de oratória da professora e com o auxílio de slides. Para avaliar o desempenho da aula, a pessoa que ministrava a aula observou as respostas que os alunos davam às suas perguntas, assim como as participações e comportamentos.      Além disso, no decorrer das aulas foram citadas pessoas importante da filosofia e sociologia. Entre eles estão Paulo Freire, Durkheim, Vygotsky, Karl Max, Rousseau e Boaventura dos Santos. Essas pessoas são muito importantes na área de didática e devem ser estudadas por quem quer se aprofundar na área.         Entre os conceitos mencionados antes, estão:
  • Educar: transmitir cultura.
  • Ensino: transmitir conhecimento (gravar dentro).
  • Aprendizagem: processo de construção (aquisição e assimilação).
  • Didática: é uma disciplina técnica da pedagogia.
      Sendo assim, a didática é um processo informativo que promove o ensino. Já o ensino, é composto por duas vertentes: o procedimento e os sujeitos. Além disso, com ele, desenvolve-se a aprendizagem. Essa, por sua vez, é dividida em 3 frentes (Psicomotoras, que são as habilidades ou automatismos que promovem a economia de tempo e a facilidade em outras aprendizagens; Afetiva/Apreciativas que são as atitudes; Cognitivas que são as competências, sejam elas raciocínio ou cognitivo). Como características, a aprendizagem é interna, individual, gradativa e intransferível.        Finalizando a aula, foi pedido para os alunos fazerem a leitura dos textos Didática e Pedagogia, Trajetória Histórica Da Didática e Tendências Pedagógicas. E para a próxima aula, será realizado uma dinâmica referente aos textos lidos em casa.

Um comentário:

  1. Não foi uma mera transposição de slides, mas percebe-se aí autoria....Eis a riqueza de um registro!

    ResponderExcluir