segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Resumo de aula (17/08/17) – Tendências Pedagógicas



Tendências pedagógicas são correntes de pensamento que subsidiam a atuação do professor em sala de aula. Dependendo do referencial teórico, há diversos conceitos de sujeito, sociedade, cultura, educação, entre outros, e como a educação escolar é sempre uma ação intencional, os diferentes posicionamentos pessoais implicam diferentes fazeres pedagógicos, haja vista os objetivos que se pretende alcançar. O conjunto de abordagens e estudos que encaram a educação sob uma mesma linha de pensamento constitui uma tendência ou corrente pedagógica.
As tendências pedagógicas podem ser dividas da seguinte maneira:

  •  Tendências Idealista-Liberal: omitem a relação entre a ciência e a cultura e os interesses de classe; visa “neutralizar” a educação, independente dos conflitos sociais, a enxergando como um meio de construir, por si só, uma sociedade igualitária e democrática.

o   Pedagogia Tradicional: a escola é o ambiente de preparação para a vida, onde se recebe educação intelectual e preparo moral; os conteúdos são aqueles acumulados pelas gerações anteriores e processo de ensino é mecanizado; o professor é o detentor e transmissor de conhecimentos e o aluno os recebe e memoriza para utilizar na sua vida intelectual e moral.
o   Pedagogia Nova: a escola deve ser um ambiente que imita a vida; o verdadeiro conteúdo é aprender a aprender, já que as informações estão facilmente disponíveis em diversos meios; o professor é um colaborador que ajuda o aluno a aprender e o aluno aprende fazendo.
o   Pedagogia Tecnicista: a escola é um ambiente de preparação para o mercado de trabalho; os conteúdos são fornecidos de forma objetiva e rápida visando sua boa utilização no trabalho; o professor é visto como um técnico e o aluno como um elemento adaptável em formação.


  •  Tendências Realista-Progressista: objetivam a conscientização do povo a respeito dos conflitos sociais, de forma a erradicar a divisão de classes socioeconômicas; visa demonstrar que a educação não é neutra, estando sempre a serviço de uma classe, e colaborar com transformações sociais.

o   Pedagogia Libertária: a escola é uma comunidade gerida por seus participantes de forma horizontal, sem hierarquia; preocupa-se com a forma que os conteúdos são apreendidos; o professor não é autoritário e propõe-se a abolição dos sistemas punitivos de alunos (notas, provas, frequência, entre outros).
o   Pedagogia Libertadora: o ambiente destinado à educação não é necessariamente a escola, podendo ocorrer em outras instituições da sociedade; os conteúdos estão relacionados às práticas cotidianas da vida em sociedade; o professor é tratado de forma horizontal ao aluno, que, por sua vez, é estimulado a problematizar suas vivências. Paulo Freire é o principal autor dessa corrente pedagógica, cujo objetivo é a transformação da prática social das classes populares.
o   Pedagogia Crítico-Social: a escola pública é valorizada pelo contado das massas populares com a ciência e deve ser um ambiente de conscientização política do cidadão, mas não o único existente na sociedade; os conteúdos culturais e científicos são vistos como produções coletivas utilizadas de forma monopolizada por uma minoria historicamente privilegiada como fator de dominação da maioria; os métodos devem estar subordinados aos conteúdos e favorecer o diálogo e a formação de sujeitos críticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário