terça-feira, 8 de agosto de 2017

Mapa de aula

Aula

Objetivo

Conteúdo

Procedimentos de ensino

Procedimentos de avaliação

Recursos

Didática-conceitos (07/08/2017) Conceituar a didática na pedagogia Conceitos de educação, ensino e aprendizagem Aula expositiva Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição Slides
Didática-conceitos (10/08/2017) Conceituar o termo didática e identificar a importância na formação do professor  Tipos de aprendizagem, valores e ideologia Aula expositiva Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição Lousa e pincel
Didática-Correntes Pedagógicas (17/08/2017) Conceituar as diferentes correntes pedagógicas Correntes pedagógicas Aula expositiva e Trabalho em grupo Participação dos alunos durante a exposição e observação durante o trabalho em grupo Diálogo e Discussão entre alunos dos grupos
Didática-Correntes Pedagógicas (21/08/2017) Conhecer diferentes recursos para se trabalhar o mesmo tema Correntes pedagógicas Apresentação de trabalho em grupo Observação dos seguintes critérios: capacidade de garantir os conceitos principais, criatividade na construção do material e adequação do recurso com o conteúdo. Violão, slide, prezi, jogo e mapa.
Didática-Correntes Pedagógicas (24/08/2017) Conhecer diferentes recursos para se trabalhar o mesmo tema Correntes pedagógicas Apresentação de trabalho em grupo Observação dos seguintes critérios: capacidade de garantir os conceitos principais, criatividade na construção do material e adequação do recurso com o conteúdo. Teatro, fantoches, questionário online, narrativa, slide e jogo digital.
Exercício Avaliativo (31/08/2017) Elaborar um plano de aula Plano de aula Atividade em dupla Análise e correção da atividade entregue Lousa e pincel
Ensinar-Aprender (aula à distância referente aos dias 04/09 e 11/09) Compreender o texto "Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações" Práticas pedagógicas de ensinar-aprender Estudo Dirigido Análise e correção do estudo dirigido entregue Texto
Ensinar-Aprender / Estudo dirigido (14/09/2017) Compreender o texto "Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações" Práticas pedagógicas de ensinar-aprender Aula dialogada Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição Texto
Estudo Dirigido (18/09/2017) Avaliar um estudo dirigido Conceito e aplicação de um estudo dirigido Atividade em dupla Observação durante o trabalho, análise e correção da atividade entregue -
Aula-expositiva (21/09/2017) Compreender as vantagens e desvantagens do método aula-expositiva Conceito,vantagens, desvantagens e contribuições da aula expositiva Simulação de um julgamento Participação e comportamento durante a dinâmica -
Aula-expositiva (25/09/2017) Elaborar um plano de aula-expositiva Elaboração de um plano de aula-expositiva Atividade em dupla Observação durante o trabalho -
Aula-expositiva (29/09/2017) Conduzir uma aula expositiva Aula-expositiva Aula-expositiva desenvolvida pelos alunos Análise das apresentações e participação dos alunos Quado, pincel e slide
Procedimentos de Avaliação (aula à distância referente aos dias 02/10/2017) Compreender o texto "Concepções sobre a avaliação escolar" Avaliação escolar Leitura e elaboração de resumo Análise e correção do resumo postado no blog Texto
Procedimentos de Avaliação (05/10/2017) Compreender o texto "Concepções sobre a avaliação escolar" Avaliação escolar Aula dialogada Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição Texto
Procedimentos de Avaliação (09/10/2017) Compreender o texto "Concepções sobre a avaliação escolar" Avaliação escolar Pergunta e resposta Análise das perguntas e respostas elaboradas pelos alunos sobre o texto Texto e folha de almaço
Procedimentos de Avaliação (16/10/2017) Compreender, separar, identificar os três tipos de avaliação estudados Avaliação diagnóstica, formativa e somativa Pesquisa, preenchimento de uma quadro e socialização dos resultados Participação dos alunos e análise da atividade entregue Quadro para preencher
Procedimentos de Avaliação (19/10/2017) Compreender o conceito sobre autoavaliação e saber se autoavaliar Autoavaliação Aula expositiva dialogada Participação dos alunos e análise da autoavaliação entregue -
Pedagogia da Autonomia (23/10/2017) Compreender o primeiro capítulo do livro Pedagogia da autonomia de Paulo Freire Saberes docente Aula expositiva dialogada Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição Lousa e pincel
Pedagogia da Autonomia (26/10/2017) Compreender o primeiro capítulo do livro Pedagogia da autonomia de Paulo Freire Saberes docente Aula expositiva dialogada Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição -
Pedagogia da Autonomia (30/11/2017) Compreender o segundo capítulo do livro Pedagogia da autonomia de Paulo Freire Saberes docente Aula expositiva dialogada Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição -
Pedagogia da Autonomia (09/11/2017) Compreender o terceiro capítulo do livro Pedagogia da autonomia de Paulo Freire Saberes docente Aula expositiva dialogada Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição -
Categorias Freirianas (13/11/2017) Relacionar as categorias freirianas com algumas temáticas citadas pela professora Relação entre as categorias freirianas com as seguintes temáticas: interdisciplinaridade, educação dos direitos humanos, mediações pedagógicas, relações pedagógicas e indisciplina Atividade em grupo Observações da realização do trabalho em grupo Notebooks
Categorias Freirianas (20/11/2017) Discutir a relação das categorias freirianas com algumas temáticas Relação entre as categorias freirianas com as seguintes temáticas: interdisciplinaridade, educação dos direitos humanos, mediações pedagógicas, relações pedagógicas e indisciplina Grupo de Verbalização e Grupo de Observação- GVGO Participação e comportamentos dos alunos durante a atividade Carteiras e cadeiras

Um comentário:

  1. Muito bom!!! Mas, podemos dizer que fala é um recurso didático? Pensemos...

    ResponderExcluir