Aula |
Objetivo |
Conteúdo |
Procedimentos de ensino |
Procedimentos de avaliação |
Recursos |
---|---|---|---|---|---|
Didática-conceitos (07/08/2017) | Conceituar a didática na pedagogia | Conceitos de educação, ensino e aprendizagem | Aula expositiva | Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição | Slides |
Didática-conceitos (10/08/2017) | Conceituar o termo didática e identificar a importância na formação do professor | Tipos de aprendizagem, valores e ideologia | Aula expositiva | Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição | Lousa e pincel |
Didática-Correntes Pedagógicas (17/08/2017) | Conceituar as diferentes correntes pedagógicas | Correntes pedagógicas | Aula expositiva e Trabalho em grupo | Participação dos alunos durante a exposição e observação durante o trabalho em grupo | Diálogo e Discussão entre alunos dos grupos |
Didática-Correntes Pedagógicas (21/08/2017) | Conhecer diferentes recursos para se trabalhar o mesmo tema | Correntes pedagógicas | Apresentação de trabalho em grupo | Observação dos seguintes critérios: capacidade de garantir os conceitos principais, criatividade na construção do material e adequação do recurso com o conteúdo. | Violão, slide, prezi, jogo e mapa. |
Didática-Correntes Pedagógicas (24/08/2017) | Conhecer diferentes recursos para se trabalhar o mesmo tema | Correntes pedagógicas | Apresentação de trabalho em grupo | Observação dos seguintes critérios: capacidade de garantir os conceitos principais, criatividade na construção do material e adequação do recurso com o conteúdo. | Teatro, fantoches, questionário online, narrativa, slide e jogo digital. |
Exercício Avaliativo (31/08/2017) | Elaborar um plano de aula | Plano de aula | Atividade em dupla | Análise e correção da atividade entregue | Lousa e pincel |
Ensinar-Aprender (aula à distância referente aos dias 04/09 e 11/09) | Compreender o texto "Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações" | Práticas pedagógicas de ensinar-aprender | Estudo Dirigido | Análise e correção do estudo dirigido entregue | Texto |
Ensinar-Aprender / Estudo dirigido (14/09/2017) | Compreender o texto "Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações" | Práticas pedagógicas de ensinar-aprender | Aula dialogada | Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição | Texto |
Estudo Dirigido (18/09/2017) | Avaliar um estudo dirigido | Conceito e aplicação de um estudo dirigido | Atividade em dupla | Observação durante o trabalho, análise e correção da atividade entregue | - |
Aula-expositiva (21/09/2017) | Compreender as vantagens e desvantagens do método aula-expositiva | Conceito,vantagens, desvantagens e contribuições da aula expositiva | Simulação de um julgamento | Participação e comportamento durante a dinâmica | - |
Aula-expositiva (25/09/2017) | Elaborar um plano de aula-expositiva | Elaboração de um plano de aula-expositiva | Atividade em dupla | Observação durante o trabalho | - |
Aula-expositiva (29/09/2017) | Conduzir uma aula expositiva | Aula-expositiva | Aula-expositiva desenvolvida pelos alunos | Análise das apresentações e participação dos alunos | Quado, pincel e slide |
Procedimentos de Avaliação (aula à distância referente aos dias 02/10/2017) | Compreender o texto "Concepções sobre a avaliação escolar" | Avaliação escolar | Leitura e elaboração de resumo | Análise e correção do resumo postado no blog | Texto |
Procedimentos de Avaliação (05/10/2017) | Compreender o texto "Concepções sobre a avaliação escolar" | Avaliação escolar | Aula dialogada | Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição | Texto |
Procedimentos de Avaliação (09/10/2017) | Compreender o texto "Concepções sobre a avaliação escolar" | Avaliação escolar | Pergunta e resposta | Análise das perguntas e respostas elaboradas pelos alunos sobre o texto | Texto e folha de almaço |
Procedimentos de Avaliação (16/10/2017) | Compreender, separar, identificar os três tipos de avaliação estudados | Avaliação diagnóstica, formativa e somativa | Pesquisa, preenchimento de uma quadro e socialização dos resultados | Participação dos alunos e análise da atividade entregue | Quadro para preencher |
Procedimentos de Avaliação (19/10/2017) | Compreender o conceito sobre autoavaliação e saber se autoavaliar | Autoavaliação | Aula expositiva dialogada | Participação dos alunos e análise da autoavaliação entregue | - |
Pedagogia da Autonomia (23/10/2017) | Compreender o primeiro capítulo do livro Pedagogia da autonomia de Paulo Freire | Saberes docente | Aula expositiva dialogada | Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição | Lousa e pincel |
Pedagogia da Autonomia (26/10/2017) | Compreender o primeiro capítulo do livro Pedagogia da autonomia de Paulo Freire | Saberes docente | Aula expositiva dialogada | Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição | - |
Pedagogia da Autonomia (30/11/2017) | Compreender o segundo capítulo do livro Pedagogia da autonomia de Paulo Freire | Saberes docente | Aula expositiva dialogada | Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição | - |
Pedagogia da Autonomia (09/11/2017) | Compreender o terceiro capítulo do livro Pedagogia da autonomia de Paulo Freire | Saberes docente | Aula expositiva dialogada | Respostas dos alunos, participação e comportamentos durante a exposição | - |
Categorias Freirianas (13/11/2017) | Relacionar as categorias freirianas com algumas temáticas citadas pela professora | Relação entre as categorias freirianas com as seguintes temáticas: interdisciplinaridade, educação dos direitos humanos, mediações pedagógicas, relações pedagógicas e indisciplina | Atividade em grupo | Observações da realização do trabalho em grupo | Notebooks |
Categorias Freirianas (20/11/2017) | Discutir a relação das categorias freirianas com algumas temáticas | Relação entre as categorias freirianas com as seguintes temáticas: interdisciplinaridade, educação dos direitos humanos, mediações pedagógicas, relações pedagógicas e indisciplina | Grupo de Verbalização e Grupo de Observação- GVGO | Participação e comportamentos dos alunos durante a atividade | Carteiras e cadeiras |
terça-feira, 8 de agosto de 2017
Mapa de aula
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom!!! Mas, podemos dizer que fala é um recurso didático? Pensemos...
ResponderExcluir