sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Resumo de aula (20/11/2017) - Análise das escolas a luz de Paulo Freire

      Como mencionado anteriormente na aula do dia 13/11/2017, foi pedido para os alunos se reunirem por blogs e fizesse um trabalho comentando da aplicabilidade dos conceitos de Paulo Freire nas escolas. O presente blog realizou o trabalho com sucesso, tendo a participação de todos os membros na elaboração do mesmo. Esse trabalho pode ser visualizado no próprio blog.
          Durante a aula, pediu-se para que fosse feito 2 círculos, sendo um dentro do outro. O círculo menor, seria composto por 15 pessoas, sendo essas, cada um de um blog diferente. Ele são o grupo de verbalização. Já os demais, são o grupo de observação, como mostra a Figura 1 a seguir.

Figura 1- Disposição espacial da dinâmica

     Como o próprio nome diz, o grupo de verbalização tem que discutir sobre o trabalho realizado e de observação, olhar o andamento da conversa, anotando coisas que não foram ditas mas poderiam ser ditas, respostas às perguntas não respondidas, temas não abordados, entre outros. Passado alguns minutos, o grupo de verbalização seria trocado por outros membros do blog, que antes estavam na observação. Essa troca é feita até que todos os membros de cada blog participassem pelo menos uma vez como sendo parte do grupo de verbalização. Uma última consideração é que antes de iniciar a conversa, o professor que ministra a dinâmica fala um pouco sobre o tema de Paulo Freire de modo a conduzir o presente grupo de verbalização, na temática a ser discutida.
      Na aula, foram feitas 3 trocas de grupos. Inicialmente foram discutidas sobre indisciplina. Em seguida, sobre as mediações pedagógicas e relações pedagógicas. E por fim, sobre interdisciplinaridade e direitos humanos. Foram todas conversas muito produtivas e reflexivas, mostrando que todos realizaram o trabalho, demonstrando assim, um alto leque de conhecimentos sobre os temas propostos. Contudo, pôde-se verificar um confusão nas definições conceituais de cada tema (principalmente entre interdisciplinaridade, relações pedagógicas e mediações pedagógicas), pois embora eles sejam interligados, são bem distintos. Por essa razão, abaixo se encontra um resumo desses conceitos.
  • Disciplina: Segundo Fortes (2009), a disciplina é uma maneira de ordenar uma seleção de conhecimentos a serem apresentados ao aluno com o apoio de um conjunto de procedimentos didáticos e metodológicos para o ensino e a avaliação da aprendizagem. Ou seja, é um conjunto de conhecimentos organizados de modo a serem melhor compreendidos pelos alunos.
  • Interdisciplinaridade: De acordo com Bonatto et al. (2012), essa palavra significa a interatividade de duas ou mais disciplinas a fim de promover a integração entre aluno, professor e cotidiano.
  • Mediações Pedagógicas: De acordo com Menezes (2001), as mediações pedagógicas se referem ao relacionamento professor-aluno na busca da aprendizagem como processo de construção de conhecimento, a partir da reflexão crítica das experiências e do processo de trabalho.  Já segundo Moran e Masetto (2000), a mediação pedagógica significa a atitude e o comportamento do professor que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos. Ou seja, seria o papel do professor e aluno em sala de aula sob uma análise individual.
  • Relações Pedagógicas: Definido os papéis do aluno e do professor por meio das mediações pedagógicas citadas no item anterior, cabe agora mostrar as relações aluno-professor.  Ou seja, seria o papel do professor e aluno em sala de aula sob uma análise relacionando eles entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário