No dia 14 de setembro, o Blog 15 finalmente apresentou o seu trabalho e o procedimento de ensino usado foi FOLDER. Foram criativos na construção do material, abordaram bem o conteúdo e de forma adequada ao procedimento.
Foto 1 - Apresentação do grupo do Blog 15
Fonte: Própria autora.
Na sequência, a professora conduziu a aula sobre o conteúdo Ensina-aprender e Estudo dirigido. Nas aulas anteriores realizamos a leitura e o estudo dirigido do texto "Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações" (FRANCO, 2015), nessa aula, portando, o objetivo foi discutir sobre o que foi feito.
Começando pelo glossário, várias palavras surgiram como: pedagogia, poiesis, práxis, prática, cognitivo e concomitância. Esse diálogo foi essencial para compreender, por exemplo, a diferença entre práxis, uma ação reflexiva, e prática, uma ação.
Além do glossário, elaboramos um esquema explicativo. Na socialização dessa parte surgiu várias questões importantes para a formação do professor.
O texto alerta aos docentes sobre a importância de refletir suas práticas, já que o foco do ensino é o aprendizado, temos que analisar se as ações do "ensinar" estão atingindo seus objetivos. Apenas com essa reflexão é que seremos capazes de mudar. Isso pode ser feito por meio da pesquisa-ação que é basicamente a alternância entre ação e reflexão.
Segundo Paulo Freire, "educar é um ato intencional", dessa forma como docentes devemos ter a intenção de gerar aprendizagem.
Finalizamos com questões ressaltadas pelo texto e aqui deixo esta para reflexão:
"Como os professores, em sua grande maioria formados dentro dos pressupostos de uma racionalidade técnica, saberão reconstruir a epistemologia que rege suas práticas e transformar-se em sujeitos críticos de uma nova concepção de prática?"
Além do glossário, elaboramos um esquema explicativo. Na socialização dessa parte surgiu várias questões importantes para a formação do professor.
O texto alerta aos docentes sobre a importância de refletir suas práticas, já que o foco do ensino é o aprendizado, temos que analisar se as ações do "ensinar" estão atingindo seus objetivos. Apenas com essa reflexão é que seremos capazes de mudar. Isso pode ser feito por meio da pesquisa-ação que é basicamente a alternância entre ação e reflexão.
Segundo Paulo Freire, "educar é um ato intencional", dessa forma como docentes devemos ter a intenção de gerar aprendizagem.
Finalizamos com questões ressaltadas pelo texto e aqui deixo esta para reflexão:
"Como os professores, em sua grande maioria formados dentro dos pressupostos de uma racionalidade técnica, saberão reconstruir a epistemologia que rege suas práticas e transformar-se em sujeitos críticos de uma nova concepção de prática?"
Por exemplo, se na graduação tenho apenas aulas expositivas e como avaliação só provas, como irei me tornar um docente crítico afim de pensar sobre minhas práticas para transformar o ensino com intuito de atingir o objetivo que é a aprendizagem dos alunos, sendo que não vivi um exemplo disso? Isso leva a questão da formação de professores, será que as universidades estão cumprindo o seu papel?
Dessa questão podemos chegar em outras e mais outras, e pensá-las é um bom começo para nos transformar em pessoas mais críticas.
Após a socialização do texto, dialogamos sobre o procedimento didático Estudo Dirigido. Este tem o objetivo de garantir a compreensão de um texto, um vídeo, um conteúdo, entre outras coisas, de maneira individual. Esse estudo é uma forma de passo a passo em que o aluno será capaz de realizar sozinho, podendo ser deixado como tarefa.
Referência
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201507140384>.
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