quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Resumo de aula (18/09/2017) - Estudo dirigido II

        Dando continuidade com a tipologia de aula com o estudo dirigido dada na aula passada ( dia 14/08/2017 ), foi solicitado que os alunos praticassem os conceitos abordados. Com isso, os aluno tiveram de elaborar um estudo dirigido e trazerem para a sala de aula.
      Essa atividade também foi pedida por meio do site de relacionamento de alunos-professor disponibilizadas pela instituição, no caso, o local é o sigaa. Para melhor auxiliar os alunos, foi enviado juntamente com as tarefas, dois textos sobre estudo dirigido que podem serem encontrados no blog por: Textos disponibilizados sobre Estudo Dirigido.
         Por isso, munidos pelo conhecimento aprendido anteriormente e com os textos auxiliares, foi pedido para que os alunos se juntassem em duplas e elaborassem um estudo dirigido para levarem em sala de aula sobre algum tema relacionado à disciplina (Didática).
           Então, ao iniciar a aula, as duplas foram juntadas em sala. A professora explicou a atividade, pedindo para que os grupos trocassem o trabalho realizado com outro grupo, de modo que um grupo realizaria o estudo dirigido de outro grupo. No decorrer da atividade, a docente que ministrava a aula passou de grupo em grupo monitorando o desempenho dos alunos, dando sugestões e dicas para os mesmos. No desenvolvimento do trabalho, foi relembrado à classe que um estudo dirigido não é apenas um texto com perguntas, mas também esquemas explicativos, ilustrações e tabelas, por exemplo. 
           Finalizando a atividade, todos os grupos avaliaram o estudo dirigido que tiveram de realizar do outro grupo. Nessa avaliação, vários quesitos foram questionados, como se o tempo estava de acordo, se o trabalho estava coerente com a proposta da atividade, se houve um bom entendimento do assunto e sugestões.
          Por essas razões, a aula foi muito produtiva, pois não somente foi visualizado tema da aula, como também praticado e houve um retorno (feedback) com sugestões sobre melhorias a serem feitas para uma melhor implementação desse tipo de prática de ensino. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário