sábado, 16 de setembro de 2017

Resumo de aula (04/09/17 e 11/09/17) - Estudo Dirigido

Nos dias 4 e 11 de setembro não houve aulas presenciais e, para tanto, recebemos como atividade um estudo dirigido sobre o texto "Práticas pedagógicas de ensinar- aprender: por entre resistências e resignações" (Franco, 2015). O estudo consistiu, além da leitura, em:
  • Elaborar um glossário, extraindo as palavras mais importantes do texto e definindo-as;
  • Elaborar um esquema explicativo do texto;
  • Justificar o título;
  • Apontar duas questões levantadas no texto.
Essa atividade tinha como objetivo a apreensão de termos importantes citados no texto, tais como: prática pedagógica, prática docente, ensinar, aprender, resistência, dominação, contradição, intencionalidade, práxis, entre outras. 

Resumidamente, o texto estrutura uma discussão sobre a abrangência das práticas pedagógicas e suas possibilidades como espaço de contradição e de resistência, além de definir e relacionar as palavras ensino e aprendizagem. Na leitura, nos é apresentada a naturalidade com que a resistência se estabelece nas práticas pedagógicas, devido à contradição entre as lógicas de ensinar e de aprender. Enquanto o ensino implica, principalmente, organização dos conteúdos programáticos e a intencionalidade do professor, a aprendizagem requer adesão, participação e desejo de aprender do aluno, além de um envolvimento intelectual e emocional que o permite dar significado ao conteúdo ensinado.

O estudo dirigido deveria ser entregue no dia 14 de setembro, momento no qual haveria uma discussão acerca da atividade realizada, que será apresentada na nossa próxima postagem.



Referência

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201507140384>.

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