Durante as atividades da aula Tendências Pedagógicas, apresentadas desde a aula 17/08/2017 até o dia 14/09/2017, onde todos os grupos dos blogs apresentaram os conceitos das escolas Tradicional, Tecnicista, Nova e Progressista de um modo diferenciado, muito se criticou a respeito do ensino de forma tradicional. Esse tipo de escola utiliza muito do tipo de aula com o mesmo nome, tradicional, ou também conhecida como expositiva. Contudo, a fim de se mostrar que esse tipo de ensino também tem sua vantagens, assim como todas as outras, foi pedido para que os alunos realizassem leituras de 4 textos. Porém, os textos eram online e infelizmente, alguns desses links já não se encontravam disponíveis. Realizando uma busca, foram encontrados 3 dos 4 textos, que são:
- As vantagens da aula expositiva
- Aula expositiva: o professor no centro das atenções
- Estratégias de ensino e abordagem crítica: aula expositiva dialogada
Embora esses textos pudessem serem encontrados online pelos links a cima, alguns alunos não conseguiram encontrá-los. Por esse motivo, a professor disponibilizou outros textos para leitura, mas dessa vez, enviados por escrito ao invés de links. Os textos podem serem encontrados no blog como Textos disponibilizados sobre aula expositiva.
Diferentemente das aulas anteriores, onde foram aplicadas metalinguagens, ou seja, era explicado o conteúdo de aula aplicando-se o conteúdo de aula, dessa vez, isso não ocorreu. Teve-se por tema aula expositiva, contudo a forma de apresentá-la foi bem dinâmica, foi realizado um julgamento simulado.
Para isso, a sala foi separada em 5 grupos: Advogados de defesa, Júri, Juizes, Réus e Advogados de Ataque. E para um melhor desenvolvimento da atividade, a disposição da sala também mudou, conforme ilustra a Figura 1.
Figura 1 - Disposição dos membros da atividade de julgamento simulado
Deu-se inicio ao julgamento com as juízas, coincidentemente haviam apenas mulheres nesse cargo, dizendo um resumo do caso e explicando o funcionamento (tempo de cada atividade). Com argumento antes discutidos entre os grupos, ou seja, os advogados se reunindo e debatendo estratégias e citações para dizerem no julgamento, foram inicialmente apresentados as acusações pelos advogados de ataque. Estes focaram muito nos quesitos qualidade de aula devido à muito conteúdo em pouco tempo, a passividade dos alunos perante as aulas e a falta de concentração devido à monotonia dessa modalidade de prática pedagógica.
Após seus 5 minutos de acusações, os advogados de defesa tiveram seus 5 minutos de resposta e depois mais 5 minutos de perguntas voltadas para os advogados de ataque. Como réplica, os promotores tiveram seus 5 minutos de respostas. Terminada a discussão entre advogados, a promotoria realizou 2 minutos de perguntas para os réus, que responderam a todas as perguntas logo depois do término do tempo. Da mesma maneira, os advogados de defesa também fizeram 2 minutos de perguntas para os acusados que responderam brilhantemente aos questionamentos levantados. Durante todo o processo, as juízas ministraram a audiência, dando enfoque no tempo para que nenhum dos lados houvesse vantagem.
Finalizando a audiência, o júri se reuniu para dar o veredito, que no caso, foi a absolvição dos acusados. Como penalidade, as juízas instituíram que as aulas expositivas continuariam no meio de ensino, desde que não fosse exclusiva, podendo ela estar acompanhada/intercalada com outras práticas de ensino.
Terminada a dinâmica do julgamento simulado, a professora ressaltou os pontos fortes e fracos de uma aula expositiva. Foi recolhido também sugestões e feedbacks sobre a dinâmica.
Após seus 5 minutos de acusações, os advogados de defesa tiveram seus 5 minutos de resposta e depois mais 5 minutos de perguntas voltadas para os advogados de ataque. Como réplica, os promotores tiveram seus 5 minutos de respostas. Terminada a discussão entre advogados, a promotoria realizou 2 minutos de perguntas para os réus, que responderam a todas as perguntas logo depois do término do tempo. Da mesma maneira, os advogados de defesa também fizeram 2 minutos de perguntas para os acusados que responderam brilhantemente aos questionamentos levantados. Durante todo o processo, as juízas ministraram a audiência, dando enfoque no tempo para que nenhum dos lados houvesse vantagem.
Finalizando a audiência, o júri se reuniu para dar o veredito, que no caso, foi a absolvição dos acusados. Como penalidade, as juízas instituíram que as aulas expositivas continuariam no meio de ensino, desde que não fosse exclusiva, podendo ela estar acompanhada/intercalada com outras práticas de ensino.
Terminada a dinâmica do julgamento simulado, a professora ressaltou os pontos fortes e fracos de uma aula expositiva. Foi recolhido também sugestões e feedbacks sobre a dinâmica.
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