Na aula anterior ao dia 21 de
setembro foi recomendado que lêssemos vários textos falando sobre
aula-expositiva, imaginei que nessa aula fossemos fazer a discussão desses
textos com o objetivo de compreender mais sobre esse método de ensino. Para
minha surpresa o procedimento da aula foi completamente diferente, mas com o
mesmo objetivo esperado. Transformamos a sala de aula em um tribunal de
justiça, a turma de quase 80 alunos foi dividida em Juízes, Réu, Defesa, Ataque
e Jurados.
Figura 1 – Simulação de um Julgamento na disciplina de
Didática.
Fonte: Elaborado por Luís Fernando
O
motivo do julgamento foi a acusação contra a Aula-expositiva, esta foi
representa por mim e mais quatro colegas, formando assim o réu. Sabendo os
pontos positivos e negativos desse método de ensino, foi difícil responder as
questões que chegaram até nós, já que como sendo os acusados tínhamos que nos
defender para que não fossemos condenados, ou melhor, que a aula expositiva não
fosse condenada.
O
ataque elaborou ótimos argumentos contra a acusada, mas a defesa soube contra
argumentar muito bem. Nesse “vai e vem” foram levantados vários aspectos
positivos e negativos da aula-expositiva, que foram essenciais para que os
jurados dessem o veredito. Ao fim a aula expositiva foi absorvida, entretanto
com a condição de ser usada se, e somente se, cumprir com os objetivos do
ensino-aprendizagem.
Por
fim, conversamos sobre as dificuldades em defender e acusar algo que tem suas
vantagens e desvantagens, chegando a conclusão que a aula-expositiva é boa e
não deve ser descartada simplesmente. Assim como todos os outros métodos de
ensino, pode não atingir a todos os alunos, já que principalmente no ensino
público, temos que trabalhar com uma grande quantidade e diversidade de
discentes. Dessa forma, o ideal é que primeiro conhecemos nossos alunos a fim
de observar quais os métodos que melhor atende aquele público específico e
também que diversifiquemos as técnicas a fim de atingir todos os alunos.
Como
futura docente em matemática, observo que o desafio é muito grande em atingir a
todos os alunos, sendo que muitos já carregam a opinião de que não gostam dessa
disciplina, seja por dificuldade ou empatia. Diversificar as aulas é
fundamental, mas um grande desafio para o professor dessa disciplina abstrata,
sendo a aula expositiva o método mais confortável para tal.
Referência
LOPES, Antonia Osima. Aula expositiva: superando o tradicional. Disponível em: <ltc.nutes.ufrj.br/constructore/objetos/tudo-sobre-aula-expositiva.doc>.
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