sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Resumo de aula (21/09/2017) - Aula Expositiva (Bruna)

Na aula anterior ao dia 21 de setembro foi recomendado que lêssemos vários textos falando sobre aula-expositiva, imaginei que nessa aula fossemos fazer a discussão desses textos com o objetivo de compreender mais sobre esse método de ensino. Para minha surpresa o procedimento da aula foi completamente diferente, mas com o mesmo objetivo esperado. Transformamos a sala de aula em um tribunal de justiça, a turma de quase 80 alunos foi dividida em Juízes, Réu, Defesa, Ataque e Jurados.

Figura 1 – Simulação de um Julgamento na disciplina de Didática.
Fonte: Elaborado por Luís Fernando

            O motivo do julgamento foi a acusação contra a Aula-expositiva, esta foi representa por mim e mais quatro colegas, formando assim o réu. Sabendo os pontos positivos e negativos desse método de ensino, foi difícil responder as questões que chegaram até nós, já que como sendo os acusados tínhamos que nos defender para que não fossemos condenados, ou melhor, que a aula expositiva não fosse condenada.

            O ataque elaborou ótimos argumentos contra a acusada, mas a defesa soube contra argumentar muito bem. Nesse “vai e vem” foram levantados vários aspectos positivos e negativos da aula-expositiva, que foram essenciais para que os jurados dessem o veredito. Ao fim a aula expositiva foi absorvida, entretanto com a condição de ser usada se, e somente se, cumprir com os objetivos do ensino-aprendizagem.

            Por fim, conversamos sobre as dificuldades em defender e acusar algo que tem suas vantagens e desvantagens, chegando a conclusão que a aula-expositiva é boa e não deve ser descartada simplesmente. Assim como todos os outros métodos de ensino, pode não atingir a todos os alunos, já que principalmente no ensino público, temos que trabalhar com uma grande quantidade e diversidade de discentes. Dessa forma, o ideal é que primeiro conhecemos nossos alunos a fim de observar quais os métodos que melhor atende aquele público específico e também que diversifiquemos as técnicas a fim de atingir todos os alunos.

            Como futura docente em matemática, observo que o desafio é muito grande em atingir a todos os alunos, sendo que muitos já carregam a opinião de que não gostam dessa disciplina, seja por dificuldade ou empatia. Diversificar as aulas é fundamental, mas um grande desafio para o professor dessa disciplina abstrata, sendo a aula expositiva o método mais confortável para tal.

Referência

LOPES, Antonia Osima. Aula expositiva: superando o tradicional. Disponível em: <ltc.nutes.ufrj.br/constructore/objetos/tudo-sobre-aula-expositiva.doc>. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário