quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Resumo de aula (19/10/2017) - Autoavaliação

     Durante a semana, foi disponibilizado um material para leitura a fim de complementar o conhecimento sobre a temática da aula a ser dada. O texto foi um artigo chamada A autoavaliaçãono processo de ensino e aprendizagem, escrito por Francisco Caboia. A partir disso, foi pedido para os alunos realizarem uma autoavaliação. Como exemplo de perguntas de autoavaliação, segue abaixo algumas delas:



1. Quais matérias tenho dificuldade e por quê?
2. Quais matérias tenho facilidade e por quê?
3. Se abolissem as provas , teria maturidade de me autoavaliar?
4. Quais as dificuldades da autoavaliação? E as facilidades?
5. Quais seriam os seus critérios para se autoavaliar?
6. Aprovaria a si mesmo nas matérias em que fui aprovado nas provas? E nas que foi reprovado?
7. Reprovaria a si mesmo nas matérias em que fui reprovado nas provas? E nas que foi aprovado?
8. Presto a devida atenção em sala de aula?
9. Cumpro os prazos estabelecidos para as atividades? 
10. Faço todas as atividades propostas?
11. Procuro estar sempre com o material necessário a cada aula? 
12. Participo das aulas?
13. Tenho o hábito de ler quando estou em casa? 
14. Realizei meu estudo diário em casa?
15. Mantenho todo o meu material adquirido em ordem? 
16. Quando falto às aulas procuro me informar sobre o que foi dado pelo professor?

        Essa autoavaliação respondida foi entregue na aula. E na aula, após uma discussão importante sobre atualidades (faz parte de pensar certo estar a par das atualidades para saber os possíveis conflitos e obstáculos na cultura e no dia a dia dos alunos para assim, saber como melhor lecionar, como por exemplo, tentar citar aplicações da matéria no trabalho vivido dos alunos para que possam visualizar a disciplina de modo mais prático e interessante), foi solicitado para que os alunos realizasse a autoavaliação a seguir, de modo a escrever o máximo possível.

1. O que realizei no primeiro bimestre?
2. O que aprendi com o que realizei?
3. O que não aprendi e deveria ter aprendido?
4. O que quero e posso aprender?

        Essa avaliação foi entregue para a educadora e fará parte da composição da nota do segundo bimestre. Finalizando a aula, passou-se um trabalho para realizar em casa a leitura do primeiro capítulo do livro de Paulo Freire, Pedagogia da autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário