segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Resumo de aula (28/09/2017) - Aula expositiva

Dando continuidade ao tema aula expositiva, nesse dia alguns alunos desenvolveram o plano de aula que prepararam na segunda-feira. Foram várias aulas expositivas sobre aulas expositivas, apesar do conteúdo e o método serem os mesmos, foram todas diferentes e cada uma com a sua particularidade. Desse fato podemos concluir que a maneira com que o professor conduz a aula é que irá caracterizá-la como tradicional ou não.

Figura 1 - Aulas expositivas
Fonte: Própria autora

Após cada apresentação a professora e os próprios colegas comentaram algumas observações e disso surgiram várias dicas sobre a postura do professor, segue algumas delas:
  • Articulação: não ficar parado como se estivesse colado ao chão, mas também tomar cuidado para não se mover exageradamente.
  • Em caso de não saber o que fazer com a mão, pode segurar algum objeto como caneta, o roteiro da aula, ou qualquer outra coisa que não distraia o aluno, mas que seja um escape para o professor.
  • É legal haver um aquecimento antes de começar a aula, ou seja, propor algo para os alunos que desperte o interesse pelo conteúdo que será desenvolvido, ou também iniciar com uma breve informação do objetivo desse dia.
  • Olhar para todos os alunos. Se tiver dificuldade quanto a isso, não se preocupe, use a técnica de olhar para a parede do fundo, ou de imaginar que todos são cabeças de alfaces.
  • Na utilização do recuso de Slide, se atentar a preparação do mesmo. Deve ter poucos textos, já que serve apenas como uma "colinha" do roteiro da aula.
Essas são apenas algumas das questões suscitadas na discussão. Enfim, como foi ressaltado por um colega, em toda aula há um processo de comunicação, ou seja, todo tipo de aula tem um pouco de aula expositiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário