Durante o decorrer da semana, foi disponibilizado para os alunos um texto de artigo titulado como "Concepções sobre a Avaliação Escolar" escrito pela Mary Stela Ferreira Chueiri. Foi pedido para que os alunos fizessem uma leitura do texto e um resumo do mesmo. Contudo, devido ao calendário escolar, ou seja, todos haviam diversas provas na semana, poucos foram os que leram o artigo por completo. O grupo que aqui dispõem-se, leram o artigo e com isso, escreve-se sobre. O resumo pode ser encontrado no blog pelo título "Resumo - Concepções sobre a Avaliação Escolar".
Para contornar esse empecilho, a professora realizou um discussão com os alunos a respeito do tema central, avaliação. Com isso, foram questionados os métodos avaliativos dos professores dos alunos como base de comparação. Além disso, sugestões de melhorias foram feitas de modo a ajudar os futuros professores em sua profissão.
Para contornar esse empecilho, a professora realizou um discussão com os alunos a respeito do tema central, avaliação. Com isso, foram questionados os métodos avaliativos dos professores dos alunos como base de comparação. Além disso, sugestões de melhorias foram feitas de modo a ajudar os futuros professores em sua profissão.
Não somente as formas de avaliações tradicionais foram citadas, como provas por exemplo, mas também novas formas de avaliar como a realização de projetos multidisciplinares. Os alunos que já estavam atuando na área de ensino, puderam auxiliar na aula dando exemplos do dia a dia. A metodologia que obteve uma maior aprovação dos presentes foi a multiavaliação, ou seja, utilizar as provas tradicionais, mas não somente ela. Exemplificando esse método, seria avaliar com provas, apresentações e projetos, desse modo, não somente a prova iria avaliar o aluno, mas fazê-lo pesquisar o tema para apresentar e elaborar uma aplicação prática também seria suficiente.
A avaliação subjetiva foi citada e discutida, por exemplo, alunos que se comportam mais proativamente em sala de aula ou que procuram os professores em suas salas para sancionarem suas dúvidas, demonstram maior interesse e empenho na matéria. Esses atos fazem com que os professores, e sua maioria das vezes, auxiliarem esses alunos. Contudo, os alunos que são mais introvertidos, ou seja, os mais tímidos, teria que se empenhar mais para obter a aprovação, visto que não teria esse auxílio da avaliação subjetiva.
Não somente metodologias foram discutidas, mas conceito importantes sobre a avaliação, como por exemplo, "Por que se avalia? O que se espera com a avaliação? Como se avalia?". Como respostas a pergunta do porquê se avalia, foi o feedback do professor, pois é por meio da avaliação que ele pode se autoavaliar como educador e se questionar "Consegui passar o conteúdo? Como eu poderia melhorar a prática de ensino realizada em minha sala de aula? A forma que passo o conteúdo, está sendo efetivo? Os alunos estão compreendendo as informações que passo?" entre outros. Pensando dessa maneira, a avaliação está relacionada aos objetivos da aula. Ao montar a avaliação, estaria essa coerente com os objetivos das aulas passadas.
Contudo, não é só para ter o retorno de suas aulas que o professor aplica a avaliação, mas também para saber se o aluno obteve o conhecimento necessário para poder dar continuidade nos estudos. Por exemplo, sem o conhecimento de cálculo, o aluno não conseguirá entender física dos fluídos. Devido a isso, se aprovar o aluno que não está apto a prosseguir, ele pode até ser aprovado na matéria seguinte, mas não conseguirá entender o conteúdo em si ou terá muito mais trabalho para poder assimilá-lo. Sendo assim, a avaliação não está relacionada apenas aos objetivos da aula.
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