segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Textos disponibilizados sobre Estudo Dirigido.

Estudo Dirigido como Guia de Estudo 
e como técnica de ensino-aprendizagem

Taís Ferraz Duarte 

     O Estudo Dirigido elaborado pelo professor é um recurso que, além de facilitar o desenvolvimento da independência do aluno, desenvolve a aquisição de novos conceitos e conhecimentos.
    O Estudo Dirigido pode ser aplicado a partir dos primeiros anos do Ensino Fundamental, desde que apresente roteiro e instruções de fácil entendimento e que contemple a faixa etária que será atendida.
   Lançar mão de atividades e exercícios planejados através de Estudo Dirigido pode ser uma boa estratégia, principalmente por respeitar o ritmo individual de cada aluno - embora se desenvolva na maioria das vezes no ambiente coletivo de sala de aula.
    Após lançamento dos conteúdos, de sua contextualização, dos exercícios de fixação, da revisão e de outras estratégias viabilizadas pelo professor em sala de aula, as atividades organizadas e apresentadas em forma de Estudo Dirigido oportunizam que o aluno demonstre a maneira como ele aprende. Isso porque exige a atividade direta do aluno e do professor e viabiliza o atendimento através das diferenças individuais. Afinal, sua função é agilizar a atividade, ajudando o aluno a aprender.
    O Estudo Dirigido pode ser realizado tanto em casa como em sala de aula. Sua prática deve ser iniciada na presença do professor através de um roteiro, facilitando assim o processo de execução das tarefas, incentivando os alunos e fornecendo subsídios para que compreendam o objetivo e possam conquistar a autonomia necessária.
      Independentemente do local onde seja realizada a atividade, após concluída, o acompanhamento do professor é indispensável para promover a troca de experiências no momento da correção. Este deve intervir quando necessário, avaliando não somente o que o aluno acertou, mas também auxiliando-o no planejamento futuro.    
      Várias disciplinas e conteúdos podem se beneficiar das atividades propostas no Estudo Dirigido, desde que seus objetivos estejam bem definidos e de acordo com as Orientações Curriculares e PPP da Unidade Escolar. Deve existir, também, um roteiro claro e bem definido direcionado aos alunos.
      As tarefas propostas num Estudo Dirigido também podem ser diversificadas, tais como:
  • ler e interpretar um texto respondendo às perguntas;
  • realizar experiências, observando, seguindo as etapas e fazendo anotações até a conclusão final;
  • assistir a um filme ou documentário, anotando pontos principais (conforme orientação do professor);
  • observar imagens (fotos e cartazes), estabelecendo relação e comparação;
  • ler situações-problema (desafios), podendo expressar graficamente sua interpretação e conclusão sobre o proposto.
     A utilização de tarefas em forma de Estudo Dirigido permitirão ao aluno aprender a estudar, pois sua organização se utiliza de roteiro seguindo tarefas operatórias que são aquelas que se referem à mobilização e ativação de operações mentais. Tudo isso para que a aprendizagem seja afetiva e efetiva, na qual o aluno necessitará realizar atividades mentais.


ESTUDO DIRIGIDO

     O estudo dirigido é uma técnica fundamentada no princípio didático de que o professor não ensina: ele é o agilizador da aprendizagem, ajuda o aluno a aprender. É o incentivador e o ativador do aprender. De maneira especial, essa técnica põe em evidência o modo como o aluno aprende
Pode atender, com vantagens, às exigências do processo de aprender, o estudo dirigido incentiva a atividade intelectual do aluno, força-o à descoberta de seus próprios recursos mentais, facilitando-lhe o desenvolvimento das habilidades e operações de pensamento significativas – identificar, selecionar, comparar, experimentar, analisar, concluir, solucionar problemas, aplicando o que aprendeu – e possibilitando-lhe ajustar-se às tarefas que deve executar para alcançar o previsto nos objetivos
       O estudo dirigido predispõe o aluno à criatividade, uma vez que a sua finalidade principal está voltada à atividade da reflexão, e o pensamento reflexivo, de acordo com as circunstâncias do indivíduo, provoca a necessidade de inventar, buscar modos pessoais de operar com inteligência e resolver o que lhe foi proposto. O produto do trabalho do aluno pode adquirir, desse modo, forte cunho de autenticidade e pessoalidade.
         Um estudo dirigido pode ser utilizado para, entre outros objetivos:

  • oportunizar situações para o aluno aprender por meio de sua própria atividade, de acordo   com seu ritmo pessoal;
  • facilitar o atendimento das diferenças individuais, pelo professor;
  • favorecer o desenvolvimento do sentido de independência e de segurança do aluno;
  • possibilitar a criação, a correção e o aperfeiçoamento de hábitos de estudo, a fixação, a integração e a ampliação da aprendizagem.
          Um estudo dirigido pode ser realizado em sala de aula ou como tarefa para casa. Porém, em sala de aula, coma presença do docente para esclarecer dúvidas e orientar quando necessário, a técnica pode revestir-se de mais eficácia e tornar-se mais eficiente para a aprendizagem de qualquer área do conhecimento. É importante que o professor acompanhe o trabalho em todas as suas fases: na execução, na correção e na avaliação

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