quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Resumo de aula (16/10/2017) - Tipos de avaliação

Na aula passada foi proposto uma pesquisa sobre os tipos de avaliação, sendo esses Diagnóstica, Formativa e Somativa. Já nesse dia (16), a orientação foi que cada Blog preenchesse um quadro, disponibilizado pela professora, baseado na pesquisa realizada anteriormente.

Figura 1 - Quadro dos tipos de avaliação
Fonte - Elaborado por Luís Cunha
Após esse preenchimento, iniciou uma discussão sobre o tema partindo do que é Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa. A primeira é uma avaliação que tem um propósito futuro, serve para identificar as dificuldades do aluno à partir de um diagnostico de sua aprendizagem. Já a Avaliação Formativa, acontece no movimento cíclico entre a análise e a ação, diz respeito à compreender, determinar e identificar a qualidade do aprendizado. Diferentemente, na Avaliação Somativa o foco é na quantidade, com o intuito de classificar os alunos no final do processo.

Figura 2 - Tipos de avaliação
Fonte - <https://i.ytimg.com/vi/nAr0v3ChzMU/hqdefault.jpg>
Voltando ao quadro, nessa parte da socialização foram respondidas algumas questões como: para que serve? Quais os tipos/modos?

Diagnóstica: Serve como ponto de partida para os professores pensarem nas próximas ações, ou seja, auxiliá-os na elaboração dos planos de aula de uma forma mais adequada à realidade do aluno, pensando também nas melhores metodologias de ensino para aquela turma. Para realizá-la pode se apropriar de entrevistas, exercícios, simulados, discussões sobre o assunto, como também a consulta ao histórico escolar dos alunos.

Formativa: Serve para melhorar o processo ensino-aprendizagem mediante o uso de informações levantadas. Dessa forma, deve acontecer a todo tempo no movimento de análise e ação, sendo assim uma avaliação processual. Alguns modos de utilizá-la é por meio de seminários, observação de trabalhos em grupos, observação dos cadernos diários, discussões,  debates, auto avaliação, entre outros.

Somativa: Como acontece no final do processo, serve para classificar o aluno de acordo com o rendimento alcançado pelo o mesmo. Entretanto, pode servir como uma avalização diagnóstica também, pois a partir dos resultados obtidos é possível rever as ações futuras. Pode ser feita através de provas, simulados, seminários, etc.

Enfim, percebe-se que a avaliação é um processo complexo e que deve ser pensando cuidadosamente para que não seja injusto. Outra fato importante é o planejamento das ações, já que as turmas sempre serão diferentes e como professores devemos perceber as suas características, afim de proporcionar o melhor para aquele grupo específico. Desse modo, o replanejamento deve ser contante partindo das avaliações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário